Como promover o aumento de produtividade na empresa?

4 minutos para ler

Aumentar a produtividade do quadro de colaboradores acabou se tornando uma necessidade comum de todas as organizações. Um número de funcionários mais enxuto, um consumidor cada vez mais exigente e um mercado mais concorrido são as principais razões para essa mudança.

A solução para esse aumento de produtividade na empresa está em ações e estratégias voltadas para o público interno. Um bom planejamento, com atividades de endomarketing e ações variadas, pode fazer toda a diferença.

Ficou curioso? Vamos abordar, neste texto, as principais estratégias que podem ser aplicadas e que podem resultar no aumento de produtividade na empresa. Entenda como!

Quais as estratégias para aumentar a produtividade na organização?

Os motivos que levam as empresas a necessitar de funcionários mais produtivos são muitos. Um americano produz 4 vezes mais no trabalho do que um brasileiro. Isso acontece por conta da cultura organizacional dessas empresas.

Existe uma certa dificuldade em saber como engajar os funcionários nas atividades do dia a dia e transformá-los em pessoas mais produtivas. Poucas empresas têm uma cultura organizacional definida e que inclua ações de endomarketing em seus planejamentos estratégicos.

Oferecer benefícios, investir no bem-estar dos colaboradores, reconhecer e valorizar cada um e investir em ações voltadas para o público interno pode ser um bom caminho para obter maior produtividade.

Crie um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um dos fatores que mais influenciam na disposição e concentração dos colaboradores. Melhorar as condições de trabalho pode ser um bom começo — limpeza, organização, equipamentos de qualidade e, principalmente, uma boa relação entre os integrantes das equipes.

Mantenha bons canais de comunicação interna

A comunicação de uma empresa precisa ser feita tanto para os clientes quanto para o público interno. Divulgue ações, compartilhe informações e mantenha um canal aberto para ouvir os colaboradores também. É essencial que cada um tenha um meio adequado para dar feedbacks para a companhia.

Estimule os colaboradores com recompensas

Valorizar os funcionários que se destacam é uma maneira eficiente de incentivar a produtividade. Ofereça premiações para aqueles que venderem mais, alcançarem as metas, forem mais engajados ou líderes que mais se destacam. Além do próprio prêmio, sentir-se valorizado é imprescindível.

Avalie as metas para entender se elas estão atingíveis e desafiadoras

Mais do que apenas estipular metas, avalie com as equipes se elas estão adequadas. Metas inalcançáveis são um dos principais motivos de funcionários desestimulados e improdutivos.

Ofereça as ferramentas necessárias para a realização das atividades

Proporcione todos os equipamentos de que as equipes precisam para executar suas tarefas. Sentir-se confortável e bem equipado é um bom incentivo para começar as atividades com mais determinação e prazer.

Qual a importância de eventos motivacionais para aumentar a produtividade?

Palestras e premiações de colaboradores são exemplos de atividades motivacionais capazes de afetar a produtividade de funcionários. Utilizar as experiências de vida, superações e conquistas de personalidades é uma boa maneira de incentivar e estimular a produtividade interna.

A importância de eventos assim vai muito além de um maior volume de vendas, mais lucro ou apenas de relatórios entregues no prazo. Essas atividades constroem uma cultura organizacional que influencia na qualidade de vida de todos os colaboradores.

Os resultados obtidos de ações com esse objetivo podem ser mais qualitativos do que quantitativos. Investir no bem-estar do funcionário é, de certa forma, investir na saúde e na imagem externa da empresa.

Para melhorar a produtividade do seu negócio, é fundamental diagnosticar as necessidades de cada colaborador, para, então, idealizar atividades que supram essa necessidade e proporcionem boas experiências.

Compreender como o aumento de produtividade na empresa está diretamente associado à qualidade de vida oferecida aos colaboradores ficou mais fácil com este artigo. Baixe nosso e-book e aprofunde-se em mais temas como esse!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-