Como utilizar os jogos corporativos para gerar melhores resultados?

3 minutos para ler

O objetivo de qualquer gestor, independentemente de qual seja a área de atuação, é tornar o ambiente da empresa o mais propício possível para o desenvolvimento dos profissionais. Portanto, é preciso ter criatividade para alcançar essa meta.

Uma das possibilidades é colocar em prática o conceito de jogos corporativos dentro da sua organização. Esses jogos permitem desenvolver técnicas de trabalho, engajar os funcionários e, é claro, tornar o ambiente mais saudável para que cada colaborador tenha o melhor desempenho possível em sua respectiva função.

Que tal, então, conhecer mais sobre esse conceito e colocar alguns desses métodos em prática para tornar a sua empresa um melhor lugar para trabalhar? Basta continuar a leitura para conferir!

O que são jogos corporativos?

O ambiente corporativo pode ser hostil em alguns casos, principalmente quando há desavenças entre funcionários, sendo prejudicial aos resultados da empresa. Por isso surgiu o conceito de jogos corporativos, com o objetivo de solucionar esses problemas de uma maneira mais divertida e descontraída.

O objetivo desse mecanismo é, portanto, facilitar o desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e até mesmo comportamentais em seus colaboradores. Dessa forma, a tendência é que eles estejam mais preparados para lidar com adversidades em situações reais.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Por meio de atividades em equipe, do uso da tecnologia e de simulações, os jogos corporativos contribuem diretamente para o desenvolvimento profissional de toda a sua equipe. Os benefícios, é claro, são muitos. O trabalho em equipe é o principal deles, permitindo que diferentes funcionários se unam para alcançar um mesmo objetivo, o que promove um maior engajamento.

Outra vantagem ao incorporar esses jogos na metodologia da sua empresa é o desenvolvimento de habilidades nos seus funcionários, como se fossem treinamentos para o trabalho na prática. Além disso, facilita que novos profissionais se encaixem mais facilmente na cultura da sua organização, garantindo um maior engajamento de todos.

Quais as dinâmicas que podem ser realizadas?

Para saber, na prática, como aplicar os jogos corporativos no ambiente da sua empresa, listamos os diferentes tipos de dinâmica possíveis para a sua organização, seja na sede ou em convenção de vendas, por exemplo. Confira!

Comportamentais

O foco dessas atividades é o desenvolvimento dos funcionários como um coletivo. Ou seja, estimular atributos como o trabalho em grupo, cooperação e confiança em seus colegas de trabalho.

Sistêmicos

Mais desafiadores, esses jogos têm como objetivo desenvolver a capacidade dos colaboradores em lidar com as dificuldades em momentos de tomadas de decisão, ou mesmo a integração com os diferentes setores da sua organização.

Jogos de processo

Com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas, esses jogos corporativos focam na simulação de processos reais da sua empresa, como a gestão de estoque ou finanças.

Jogos de mercado

O ambiente corporativo é um tanto complexo e, por isso, os jogos de mercado treinam os seus funcionários para lidarem com a realidade e as complexas relações entre empresas, fornecedores, parceiros e clientes.

Para criar um ambiente saudável dentro da sua empresa é preciso investir em diferentes métodos de engajamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Por isso, os jogos corporativos são uma excelente opção para alcançar esse objetivo.

Agora, que tal ficar por dentro de mais um assunto importante para o melhor funcionamento da sua empresa? Baixe o nosso e-book!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-